Não roas as unhas. Quando vezes ouviram isto por parte dos vossos amigos ou familiares? Eu ouvi… muitas vezes. Felizmente, faz tudo parte do passado! Hoje, vou dizer-vos o que fazer para pararem de roer as unhas. Curiosas? Boa leitura!☻

Sempre me considerei uma pessoa persistente e assertiva. Depois de prometer não fazer alguma coisa, eu não fazia mesmo… Infelizmente, isso mudou quando comecei a roer as unhas. Estava a estudar para os exames e estava preocupada com os resultados. Sentia-me stressada, então comecei a roer as unhas… o que se transformou num hábito. Era algo que fazia de forma inconsciente. Foi muito difícil para mim quebrar o hábito, pelo que comecei a procurar informações sobre como parar de roer as unhas.

ONICOFAGIA é o hábito de roer as unhas

Não é admirar que este seja um problema comum. É um problema muito referido e muitas pessoas que conheço roem ou já roeram as unhas. Contudo, não sabia que esta condição tinha um nome. O ato de roer as unhas como uma adição (não conseguem parar) é conhecido como onicofagia. Em grego, significa literalmente “comer unhas”.

Na maioria dos casos, roemos as unhas das mãos, mas ouvi falar de casos de pessoas que chegam a roer as unhas dos pés. Eu não sou assim tão flexível! Este hábito é muito comum, afeta muitas crianças na casa dos 5 anos, e intensifica-se durante a adolescência, passando com o tempo. No meu caso, não foi bem assim.

Motivos para roer as unhas

O que nos faz roer as unhas? Afinal, nem todas as crianças ou adolescentes comem dedos em vez de sandes. Há muitas hipóteses que tentam explicar por que motivo roemos as unhas. Aquele que refere os medos e stress intensificado é o mais convincente para mim. Quando nos sentimos inferiores e autoconscientes, ficamos emocionalmente sensíveis – podemos tentar aliviar o negativismo roendo as unhas. Era esse o meu caso.

Outras hipóteses indicam que roemos as unhas quando temos carência de ferro, cobre ou vitaminas. O organismo sente falta destes ingredientes e faz-nos roer as unhas de forma inconsciente. Alguns cientistas tentaram provar que a onicofagia está associada a um estatuto económico baixo, mas eu duvido que esta seja uma teoria exagerada.

As consequências de roer as unhas incluem:

  • unhas intensamente danificadas,
  • unhas deformadas e rachadas,
  • distúrbios no funcionamento da maxila, problemas a mastigar,
  • superfície dos dentes danificada,
  • risco mais elevado de doenças bacterianas e fúngicas,
  • intoxicação alimentar e lesões na pele.

Como parar de roer as unhas?

É uma pergunta fundamental que acompanha o artigo desde o seu início. Eu testei muitos métodos e devo dizer que a onicofagia é muito difícil de tratar. Utilizo a palavra “tratar” porque se trata de uma adição que necessita de tratamento. No entanto, incentivo-vos a não desistir. Soluções diferentes funcionam para pessoas diferentes, portanto, devem testar vários métodos para eliminar o problema – desde que encontrem uma solução eficaz e adequada. O que recomendo?

1. Verniz de unhas amargo

Verniz que se destina a prevenir que o utilizador roa as unhas graças ao sabor desagradável. Este tratamento profissional para combater o hábito de roer as unhas é barato e está disponível em praticamente todos os supermercados. É particularmente indicado para crianças, para ajudá-las a parar de roer as unhas. Depois de aplicar o verniz amargo, as unhas passam a saber mal e deixamos de querer metê-las à boca. O verniz amargo não é tão duradouro como os vernizes comuns e deve ser aplicado sempre que lavamos as mãos, o que é uma desvantagem. De referir também que não é eficaz em todos os casos. Conheço pessoas que acham o verniz amargo saboroso.

2. Manicure

Muitas pessoas consideram que a melhor solução para deixar de roer as unhas é fazer uma manicure adequada. Se as unhas forem compridas, é mais provável e sentimo-nos mais tentadas a roê-las. Para deixar de roer as unhas, devemos usá-las curtas e bem arranjadas. A aplicação de verniz ajuda muitas mulheres a não roer as unhas porque não querem arruinar o efeito. Não funcionou no meu caso… Removi simplesmente o verniz com os dentes. Remover unhas de gel é um pouco mais difícil, por isso talvez seja uma solução melhor. Uma manicure duradoura, como unhas de gel, pode ser uma solução eficaz para quem rói as unhas.

3. Mudança de hábitos

Os cuidados acima referidos estão, de certa forma, associados à mudança de ideia de hábito – em vez de roer as unhas, começamos a cuidar delas. É sempre boa ideia ter por perto um conjunto de manicure para podermos limar as unhas quando sentirmos vontade de as roer. Outra boa solução inclui trocar as unhas por aperitivos saborosos, como tâmaras, passas, frutos secos, frutas desidratadas ou vegetais frescos. Naturalmente, não vou dizer-vos para matar o stress com chocolates. Comer cenouras funcionou no meu caso. Ajudou-me a parar de roer as unhas, aumentei o consumo de vitaminas e intensifiquei o meu bronzeado de verão.

4. Extensão de unhas

Se são viciadas em roer as unhas e comer vegetais crocantes não serviu para combater esse hábito, experimentem fazer extensão de unhas. É duplamente benéfico. Primeiro, as extensões de acrílico ou gel são difíceis de roer, pelo que o hábito fica controlado. Segundo, a unha natural pode regenerar e crescer livremente sob as extensões. Umas unhas devidamente nutridas com óleos ficarão muito bonitas depois de removerem as extensões. As extensões são uma solução surpreendentemente eficaz para combater a onicofagia e para ter umas unhas verdadeiramente deslumbrantes.

Como deixaram de roer as unhas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *