Sabia que mais de metade das mulheres não sabem maquilhar-se de forma certa, apesar de quase 100% de nós pormos maquilhagem todos os dias? Infelizmente, frequentemente pomos maquilhagem seguindo dicas inconsistentes, os conselhos das nossas amigas e a nossa própria intuição – e isto resulta muitas vezes em base desadequada, maquilhagem que faz os nossos olhos parecerem mais pequenos ou sobrancelhas caricatas… Está na altura de parar isto! 

Recentemente participai num curso de formação sobre maquilhagem no fim-de-semana e quero partilhar com vocês aquilo que aprendi. Decidi participar nesta, digamos, reunião para aprender como realçar os meus traços de forma consciente e cobrir imperfeiçõs mas – como típico meu – este assunto pareceu ser intressante o suficiente que agora estou a escrever este artigo para resumir aquilo que descobri.

Sabem sequer como pôr maquilhagem?

Podem estar convencidas de que sabe que tipo de maquilhagem se vos adequa melhor. Contudo, tente perceber que não olha para si de forma objetiva, portanto é possível que não repare em alguns erros que pode cometer regularmente. Provavelmente uma visita a um maquilhador profissional bastiva para descobrir que se envelhece ou que se faz parecer mais gorda pela forma como aplica cosméticos com pigmento. A sério, muitas de nós fazemos isto! Quer saber quais sãos os erros de maquilhagem mais comuns devido a quantas raparigas não têm bom aspeto?

OS ERROS MAIS COMUNS FEITOS QUANDO APLICA COSMÉTICOS COM PIGMENTOS

1. Maçãs do rosto demasiado realçadas

É verdade que, levámos a sério que o contorno de rosto é uma forma fantástica para nos emagrecer. Comprámos um bronzeador e aplicamo-lo regularmente no rosto. Mas o que é que continuamos a fazer de errado? Por exemplo, escolhemos um tom que é demasiado escuro, aplicamos demasiado, não o misturamos bem e, o pior de tudo, aplicamo-lo no sítio errado. Infelizmente, contorno é uma arte cujo o domínio requer tempo e competências. Confiem em mim, às vezes é melhor absterem-se de usar bronzeador e optar por um blush feminino para criar um efeito significativamente melhor. Mais uma vez, um contorno de rosto mal feito pode envelhecer-nos significativamente e arruinar toda a maquilhagem.

2. Aplicar mais base em vez de corretor

Já estiveram alguma vez numa situação em que fica sem corretor (ou estavam com pressa) e tentaram cobrir uma borbulha ao camuflá-la com uma porção dupla ou ripla de base? Tenho que admitir que aconteceu-me mais do que uma vez. Agora sei que isto é um grande erro porque em vez de camuflar a mancha, torna-a ainda mais visível. Pensem só um momento, se fosse possível cobrir imperfeições e olheiras com base, seria necessário inventar um corretor? Estes dois produtos têm um conjunto de propriedades diferentes e usar uma dupla porção de base não vai substituir o uso de um corretor. Resumidamente, por favor parem de fazer isto, ok?

3. Tom e textura de base desadequada

Muito foi dito sobre isto, ainda assim vejo as minhas amigas e conhecidas a repetirem o mesmo erro uma e outra vez. Eu sei que comprar uma base ao calhas é definitivamente mais rápido, mas nunca vai combinar o tom perfeito desta forma. Portanto, antes de arranjar uma base, é melhor aplicar alguns tons de testers e seria melhor se levassem algumas amostras para casa. Lembrem-se de que o tom deve ser visto ao aplicá-lo acima da linha do maxilar, não no pulso.

Adicionalmente, quando se trata de escolher a textura desadequada de uma base, existem também algumas coisas para levar em consideração. Por exemplo, mulheres que tenham um tipo de pele oleosa devem tentar matificar em vez de optar por bases iluminadores e, para ser sincera, não faço ideia como é que algumas delas continuam a fazer isto. Na verdade, esta prática também é feita ao contrário: mulheres que têm um rosto sem vida e seco optam por produtos matte que tornam o problema ainda mais visível.

4. Sobrancelhas realçadas com cores demasiado escuras

A tendência para sobrancelhas perfeitas e com forma perfeita ainda se mantém. Está tudo bem em relação a isso porque criam uma moldura natural para os nossos olhos e podem melhorar o nosso visual, desde que as moldemos bem. Nesta fase inicial os primeiros problemas ocorrem porque muitas mulheres arracam demasiados pêlos o que afina muito as sobrancelhas ou torna-as muito curtas e isto, por sua vez, arruina as proporções do nosso rosto. Felizmente, podemos corrigir isto ao deixar crescer as sobrancelhas e camuflar algumas marcas com mauilhagem. Contudo, também não conseguimos fazer bem as sobrancelhas – escolhemos produtos de sobrancelhas com cores muito escuras (a contrastarem com a cor de cabelo) e definimos um contorno de sobrancelhas pouco natural. Subrancelhas demasiado escuras ou grossas envelhecem-nos em vez de nos tirarem anos. Deve compreender que na maquilhagem de sobrancelhas a naturalidade, cores a condizer e sobrancelhas bem arranjadas são o que importa.

5. Usar demasiado brilho

Uma vez lemos algures que iluminar o nosso rosto é importante, portanto agora aplicamos iluminador e sombras com brilho sempre que nos maquilhamos. Também tendemos assentar a nossa maquilhagem com pó iluminador… Esta não é a melhor forma de o fazer. Naturalmente, adicionar um brilho saudável no nosso rosto é uma coisa boa para o fazer mas não deve ser em demasia, especialmente se a sua pele for madura. Devem compreender que iluminadores realçam até a ruga mais pequena, o que queremos evitar definitivamente. Para concluir, maquilhagem iluminada adequam-se melhor para mulheres jovens, ainda assim elas também não devem usar demasiado. Portanto, se optarem por olhos muito brilhantes, é melhor absterem-se de aplicar iluminador noutras partes do rosto.

Então e vocês? Espero que não cometam nenhum dos erros que mencionei, ou que pelo menos não os vão cometer novamente. Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *