Onicofagia é um hábito compulsivo de roer as unhas. Este transtorno é mais comum em crianças mas, felizmente, a maioria delas ultrapassam este hábito horrível. Ainda assim, aproximadamente 15% dos adultos continuam a roer as unhas regularmente. Porquê? As razões são várias: ansiedade, medo, hiperatividade e baixa auto-estima. Poucos sabem que roer as unhas não é só um problema estético, mas também mental. Antes de vos contar como tratar de unhas roídas, vou listar os perigos ligados a este hábito horrível. Também vou dar o melhor para ajudar a começar a controlar-ser – e sei do que estou a falar porque costumava roer as minhas unhas durante longos anos! Aqui estão os meus métodos para quebrar o hábito de roer as unhas.  

Unhas roídas: Perigos

Mãos com aspeto feito – o resultado óbvio de roer as unhas – nota-se à primeira, ainda assim este problema é muito mais complexo do que o problema estético com o qual é muitas vezes associado. Roer as unhas pode causar problemas com os dentes, má oclusão, algumas deformações no maxilar bem como inflamação nos dentes e a sua recolocação. Outros perigos incluem infeções gastrointestinais, infeções fúngicas e doenças parasíticas como oxiúros, ténia ou lombriga. É incrível não é? Talvez sim, mas há uma razão para isso – o espaço entre as suas unhas e pontas dos dedos são um ambiente perfeito para bactérias se multiplicarem, e o seu número – quero dizer população – é estonteante. Para além disso, como consequência de roer as unhas durante muito tempo (e ao dizer ‘muito tempo’ quero dizer alguns anos), a sua superfície da unha pode ficar danificada de modo irreparável, e até desaparecer completamente. Mais alguma coisa com que se devam preocupar? Bem, que tal o risco de deformação e inflamação da medula óssea da falinge?

Roer as unhas: Como quebrar este hábito? Os métodos que experimentei 

Já o experienciei em primeira pessoa que não há nenhum método universal para parar de roer as unhas. Ainda assim, há muitos truques que podem adjudar-vos a lidar com este problema.

  • Verniz para unhas roídas
    Assim que aplicar verniz para unhas roídas, as suas unhas vão saber a amargo, o que tem o propósito de desencorajá-lo de pôr os seus dedos na boca. Tenho que admitir que isto NÃO funcionou para mim – habituei-meà amargura e com o tempo já nem o sentia 😀
  • Roer as unhas e a mudança de um hábito
    Contudo, se quer fazer alguma coisa com as suas unhas, talvez deva considerar tratar delas em vez de roer. Não consigo sair de casa sem o meu kit de manicura de bolso. Portanto, sempre que me apetecer roer as unhas, uso uma lima. Para além disso, dei o meu melhor para melhorar o estado das cutículas e partes secas da pele que me fizeram roe-las – Continue a tratá-las com condicionadores já prontos ou óleos naturais.
  • Distração da atenção de roer as unhas
    Muitas pessoas aconselham-me a tentar substituir os meus dedos por literalmente outra coisa qualquer, como, por exemplo pastilhas elásticas. E tentei! Sempre que senti esta vontade urgente de pôr os meus dedos na boca, usei fruta seca, sementes de girassol e muitos outros snacks saudáveis. Também tentei ocupar as minhas mãos com objetos como uma bola de stress, um puzzle de bolso que comprei nas minhas férias de verão e coisas do género. Bem, não funcionou para mim.
  • Roer as unhas e extensões de unhas
    Também experimentei manicura de gel e acrílico. É verdade que ambos os tipos de extensões de unhas danificam a superfície da unha, mas por outro lado impedem roer. Para ser sincera, fui salva pela minha avareza: quando pensei na quantidade de dinheiro que gastei em extensões de unhas, que roía imediatamente depois de sair o salão de beleza, quase que desmaiei! E foi aí que ultrapassei a minha situação horrível.

Como condicionar unhas roídas?

Unhas roídas são muito fracas, portanto precisam de tempo para recuperar. Se este hábito horrível durar muito tempo, tenho a certeza de que já reparou as unhas a mudarem de forma e até cor. E é por iso que precisam de ser expostas a cuidados especializados, por assim dizer.

  • Cortar e limar as unhas
    Durante o primeiro mês da sua reabilitação de roer as unhas, deve ter as unhas curtas. Corte e lime regularmnte. Isto vai ajudá-la a torná-las mais fortes.
  • Condicionadores de unhas e óleos naturais
    Que outros produtos podem ajudá-la a reforçar superfícies de unhas danificadas? Não vou surpreendê-la se aconselhar optar por produtos de cuidados de unhas avançados. Por exemplo, condicionadores de unhas – que podem comprar em qualquer loja – devem ser aplicados todos os dias. Passada uma semana, podem introduzir um verniz de unhas sem cor. Outra boa ideia é – obviamente – aplicar óleos naturais nas unhas. Este ritual de beleza vai ajudar as suas unhas a ficarem mais duras, mais elásticas, mais brilhantes.
  • Cuidados de cutículas
    Cutículas são tão importantes como as próprias unhas. Para suavizá-las, podem usar produtos de cuidados pessoais especiais concebidos para tratar desta tarefa em particulr. As cutículas devem estar bem hidratadas, portanto, não se esqueçam de andar sempre com um creme de mãos. Ponha à noite e umas luvas especiais. Quando se trata de remover as cutículas da superfície da pele, a forma mais fácil seria primeiro aplicar um produto responsável por suavizar as cutículas e depois empurrá-las usando um pau de cutículas de madeira especial. Tentem não espalhá-lo para as cutículas pois desidrata-as.
  • Regeneração de unhas e dieta
    O aspeto das nossas unhas também é determinado pela comida que consumimos. Se querem ajudar as vossas unhas enfraquecidas a recuperar, é uma boa ideia enriquecer a sua dieta com produtos ricos em magnésio (ex.: cereais, produtos lácteos, vegetais de folhas verdes), zinco (peixe, marisco, sementes de abóbora e sementes de girassol) e vitaminas do grupo B (ex.: ovos, levedura, peixe e batatas).

No meu caso, venci esta batalha contra o hábito de roer as unhas graças ao procedimento das extensões de unhas, ou o seu custo para ser mais precisa 🙂 De qualquer das formas, encorajo-vos do fundo do coração a experimentarem todos os métodos mencionados acima porque o que funcionou para mim, pode não vos servir, e vice-versa.

Agora uma pergunta para aquelas que conseguiram quebrar o hábito de roer as unhas: Como é que quebraram este hábito nojento? 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *