Recentemente, a marca Make Up Revolution lançou um novo produto – pincéis de silicone. O conjunto de três pincéis tem o propósito de nos ajudar fazer maquilhagem completa e precisa. De acordo com o produtor da Make Up Revolution, graças aos pincéis de silicone não será só capaz de aplicar base, mas também fazer um contorno de rosto completo e profissional. Tenho que admitir que fiquei um pouco intrigada por estes ‘trigémeos’. Por isso, decidi experimentá-los e ver por mim própria se são de facto melhores do que os pincéis clássicos e, no geral, melhores do que tudo o que usei até agora para aplicar maquilhagem. Sinta-se à vontade para ler a minha avaliação dos pincéis de silicone da Make Up Revolution. 

Pincéis de maquilhagem de silicone. O que é isto? 

Primeiro que tudo, os pincéis de silicone parecem-se com pincéis normais: têm um cabo de madeira e a sua forma é quase igual à dos pincéis que usamos normalmente. A única diferença, é claro, diz respeito à cabeça dos pincéis que não é feita das cerdas normais mas de uma espécie de ‘língua’ plana. Cada ‘língua’ tem uma forma diferente com a qual conseguem ajustar-se ao rosto. Este conjunto apresenta:

  • um pincel plano e oval que pode ser usado para aplicar base e contornar o rosto (também pode ser usado para aplicar blush);
  • um pincel especialmente com forma triangular que tem o propósito de se ajustar às pálpebras inferiores (podem usá-lo para aplicar creme debaixo dos olhos ou contornar as bochechas);
  • um pincel plano com ângulo que podem usar para aplicar um blush, iluminador ou bronzeador.

Os pincéis são um pouco rígidos, o silicone não é fácil de dobrar, o que a ajuda a aplicar cosméticos com pigmentos sem problemas. Para além disso, não é suposto os produtos deixarem borrões no vosso rosto quando são distribuídos com os vários itens. Outra vantagem dos pincéis da Make Up Revolution é que o cosmético aplicado não é absorvido pela certa, mas antes colocado no rosto com a exata quantidade que espremeram do tubo. Isto permite-vos poupar em cosméticos porque usam menos do produto, do que  quando o distribuem com uma esponja, por exemplo.

Pincéis de maquilhagem de silicone. Desempenho e Efeitos 

Os pincéis de silicone passaram no teste? Vou ser completamente honesta sobre isso. Preciso de dizer-vos que, infelizmente, estou desapontada com esta solução de ‘silicone’ oferecida pela Make Up Revolution. Este conjunto não me dá jeito independentemente se usá-lo como acessórios para base, camuflagem ou aplicação de contorno. Para ser sincera, não é assim tão difícil aplicar a base nas minhas bochehcas, mas foi um desafio fazê-lo no nariz, por exemplo. Nessa altura tornou-se muito complicado. Na minha opinião, o conjunto devia ter outro pincel, definitivamente um mais pequeno, para facilitar a distribuição da base em todas as áreas difíceis de alcançar do rosto. Para além disso, o pincel que foi criado para a aplicação de corretor também revelou-se não ser prático. Não só distribui o produto de forma pouco uniforme (use corretores de marcas diferentes para ter a certeza), mas também esticava a área debaixo dos olhos. Tenho a certeza de que apenas alguns meses a esticarem a pele desta forma vão notar que a área de pele debaixo dos olhos a ficar flácida.

Para além disso, a aplicação de um iluminador e blush, apesar de ter feito algumas tentativas, acabou num falhanço. Apesar da minha vontade genuína, experiência em maquilhagem e envolvimento, tive que usar a minha Beauty Blender, usar a ponta do meu dedo ou um pincel com pêlos normal. Em suma, tive que usar qualquer coisa que estivesse ao pé de mim para limpar a sujidade do meu rosto (a maquilhagem mal-sucedida, é claro).

O pincel triangular também foi concebido para facilitar aplicar uma linha ao longo das pestas superiores. Contudo, peço-vos que me perdoem, mas não tive a energia para experimentar esta técnica. Eu tinha a certeza de que também não seria bem-sucedida.

Como não é difícil de adivinhar, não vou usar os pincéis para pôr maquilhagem, mas descobri outra forma de tirar partido de apenas um pincel, o oval. Para minha surpresa, revelou-se ser bom para distribuir qualquer tipo de máscaras de rosto. Este pincel de silicone não só torna-o muito rápido, mas é extremamente fácil de limpá-lo depois do procedimento. Portanto, o pincel é limpo sempre, de modo a que bactérias não se multipliquem entre as cerdas.

Pincéis de maquilhagem de silicone. Os meus comentários 

A vantagem indisputada de pincéis de silicone é o facto de serem muito higiénicos. Sem dúvida que é super fácil e rápido de manter o silicone limpo. Não muda a sua forma nem dobra enquanto está a ser limpo. Graças a esta qualidade, os pincéis preservam a sua forma original durante bastante tempo. Os problemas começam quando se trata da própria maquilhagem. Quando pesquisa na internet, parece que pincéis de silicone não têm muitos comentários positivos, nem eu me dei bem com estes instrumentos. Penso que, para aquelas que começam a sua aventura com maquilhagem, pincéis de silicone possam parecer uma experiência não muito agradável. Iniciantes de maquilhagem tendem a usar demasiado ou muito pouco produto, o que é difícil de distribuir no rosto quando usa pincéis de silicone. Na minha opinião, maquilhagem feita com a utilização de pincéis de silicone iguala a retoques constantes. Em suma, tive que usar pincéis clássicos com pêlos para poupar a maquilhagem que estava a aplicar. Só desta forma é que fui capaz de misturar os cosméticos de forma precisa, para que não houvesse linhas a aparecer no meu rosto depois de contornar.

Tenhan também em mente que pincéis de silicone não são úteis no caso de cosméticos soltos e prensados. Por outras palavras, podem usar pincéis de silicone para aplicar produtos tanto líquidos como cremosos. Portanto, se não gostaren de usar cosméticos líquidos com pigmentos ou simplesmente não estão habituadas a aplicá-los – podem achar os pincéis de silicone completamente redundantes.

Depois de ter considerado tudo, a minha opinião sobre pincéis de maquilhagem de silicone não é positiva. Penso que é um instrumento que não faz falta. Para mim, é melhor gastar dinheiro em pincéis com pêlos de alta qualidade do que em ‘espátulas’ de silicone nada práticas que, sendo sincera, não são fáceis de manusear. Não está definido exatamente como usá-los para obter uma maquilhagem natural e profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *